CAPTAÇÃO DE RECURSOS

 

Captação de Recursos para Projetos Incentivados

                                                              

                                                              A captação de recursos se trata de relacionamento com investidores e, para que tal relacionamento seja iniciado é importante nos comunicarmos da melhor forma.

                                                               Ao decorrer dos anos a VCA 360° vem ajustando seu método de trabalho para alcançar melhores resultados em captação de recursos.

                                                              

                                                               O que precisamos para nos comunicarmos com os patrocinadores?

 

                                                               Como a maioria dos contatos iniciais com os patrocinadores ocorre de forma eletrônica ou remota, é importante que a comunicação ocorra com o máximo de informações relevantes para que as empresas efetuem sua seleção interna prévia antes do retorno.

                                                               A ferramenta do Pitch Deck de Apresentação é a mais indicada para que essa comunicação ocorra de forma leve e interessante para ofertarmos as propostas aos possíveis patrocinadores.

 

                                                               O que deve constar no Pitch Deck de Apresentação?

                                                              

                                                               Para responder a esse questionamento é importante destacar que a legislação criou duas modalidades de aporte financeiro em projetos culturais incentivados: Patrocínio e Doação.

 

 

                                                               Patrocínio

 

                                                               Patrocínio obrigatoriamente deve incluir contrapartidas de mídia com a inserção do logo do patrocinador nos materiais de divulgação do projeto, além de outras contrapartidas que o proponente do projeto desejar oferecer.

 

 

                                                               Doação

 

                                                               Já a doação é o aporte no projeto sem qualquer contrapartida de mídia ou inserção de logomarca, podendo a critério do proponente do projeto envolver brindes como agradecimentos no site, ingressos etc.

               

                                                               Contrapartidas

 

                                                               As contrapartidas, obrigatórias e não obrigatórias serão dispostas em cotas de patrocínio em uma apresentação do projeto chamada de Pitch Deck de Apresentação que além de conter a proposta de patrocínio poderá conter:

                                                               Contrapartidas personalizadas, como possibilidade de montagem de estande do patrocinador, ingressos VIP, possibilidade de distribuição de brindes e outras iniciativas que o proponente criar.

                                                              

                                                               Medidas de Sustentabilidade

                                                              

                                                               Projetos com medidas de sustentabilidade ambiental tem mais chances de serem escolhidos em seleções de patrocínio pois as empresas geralmente buscam um alinhamento a mensagem do projeto cultural e a marca criada pelo proponente, se o seu projeto não teve o cuidado com o meio ambiente desde a concepção é possível adicionar medidas ambientais como contrapartidas exclusivas geralmente sem custos adicionais ou com baixo investimento.

 

                                                              

                                                               Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU

 

                                                               A imensa maioria dos projetos tem em seu escopo alinhamento natural a algum dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU, é importante destacarmos esse benefício ao patrocinador.

 

 

                                                               Plano de Marketing do Projeto

 

                                                               Como o patrocínio está ligado obrigatoriamente ao marketing do projeto incentivado, o valor de marketing acessível que pode chegar a até vinte por cento do valor total do projeto é parte importante da negociação com os patrocinadores em potencial.

                                                               Caso o plano de mídia do projeto não tenha sido montado pelo proponente a VCA 360° montará um plano exclusivo para o projeto alocando o valor disponível em peças publicitárias e estratégias únicas para cada projeto com o objetivo de maximizar a relação quantitativo e qualitativo entre: o alcance do público-alvo do projeto, a quantidade de peças geradas, o pagamento de mão-de-obra especializada e a geração de relatórios de alcance e efetividade da divulgação para fidelizar a relação com o patrocinador ao projeto e proponente em edições ou trabalhos futuros.

                                                              

                                                               Apresentação Institucional do Proponente

 

                                                               Um patrocínio é uma relação entre um proponente, seja pessoa física ou jurídica, e uma empresa.

                                                               E a melhor maneira de iniciar essa relação é nos apresentando, para isso a VCA 360° desenvolve uma apresentação institucional do proponente, com galerias interativas para apresentar vídeos, sites e relatórios de impacto do proponente.

                                                              

                                                               Apresentação Institucional do Projeto

 

                                                               Apresentar o nosso produto cultural muitas vezes pode ser um desafio, novos projetos, novas edições ou projetos únicos, muitas vezes não tem um design de marketing ou arte gráfica já definidas, pois é natural que alguns proponentes desejem garantir os aportes financeiros para fazer esse investimento em um momento mais próximo a execução do projeto.

                                                               Porém é importante para o entendimento dos pareceristas e selecionadores das empresas uma comunicação visual que transmita a identidade do projeto, detalhes importantes como estruturas de eventos aonde haverão ativações por exemplo, destaques importantes como benefícios e atrativos dos locais de realização do projeto entre outras informações que serão definidas caso a caso.

                                                               Dada essa importância a VCA 360° cria para cada um dos projetos, caso não tenham, uma identidade visual própria, com logotipo do projeto, esquema de cores, design e ilustrações que formam um branding exclusivo, para isso nosso time de designers profissionais entra em campo, entregando ao cliente arte gráfica que poderá ser utilizada pelo proponente na fase de execução caso deseje.

 

                                                               Cotas de Patrocínio

 

                                                               Para vender uma cota de patrocínio a patrocinadores, é necessário formalizar um plano de financiamento e contrapartidas do projeto.

                                                               É altamente recomendável que as cotas de patrocínio do projeto alcancem diversificada gama de investidores, ofertando contrapartidas alinhadas a cada nível de investimento.

                                                               Para montar cotas eficientes é necessário que o plano de mídia, medidas de sustentabilidade e apresentação institucional do projeto, estejam prontos com nível de detalhamento profissional, pois cada fase representa um atrativo a parte a ser distribuído a cada uma das cotas.

 

                                                               Captação

 

                                                               Após a criação do Pitch Deck de apresentação passaremos a captação de recursos com os patrocinadores onde faremos:

                                                               Inscrição dos projetos incentivados em concorrências de editais públicos e privados relevantes;

                                                               Participação ativa nas oportunidades que possam ampliar a captação de recursos;

                                                               Prospecção contínua de empresas que possam se alinhar com os objetivos do projeto.

                                                               Realização de reuniões com possíveis patrocinadores:

                                                               Agendamento e participação em reuniões estratégicas para apresentação dos projetos e suas contrapartidas.

                                                              

                                                               Produtividade

 

                                                               A VCA 360 faz levantamentos de empresas que podem aportar em projetos incentivados por legislação, estado, região, município, interesses definidos em responsabilidade social e patrocínios anteriores.

                                                               Garantimos contato com no mínimo 1000 empresas todos os meses nos mais diversos canais que a empresa usa.

                                                              

                                                               Acompanhamento da produtividade

                                                              

                                                               O cliente receberá um relatório mensal contendo descritivo sobre as atividades de captação que ocorreram durante o mês.

 

                                                               Duração

 

                                                               A captação de recursos tem duração de seis ou doze meses, com relatório mensal dos editais inscritos e empresas prospectadas.

 

                                                               Honorário

                                              

                                                               Valor do honorário semestral ou anual do captador de recursos.

                                                               R$ 2.500.00 por mês por projeto, incluso o Pitch Deck de Apresentação em contratos de seis meses.

                                                               R$ 2.000.00 por mês por projeto incluso o Pitch Deck de Apresentação em contratos de 12 meses.

 

                                                              

                                                               Taxa de Sucesso

 

                                                                Caso o projeto obtenha sucesso na captação de recursos, será aplicada uma taxa de 10% ou 5% sobre o valor efetivamente captado dependendo da legislação.

                                                               Esta taxa se refere ao êxito na captação e será cobrada como remuneração adicional pelo valor captado.

 

                                                               Riscos e Garantias

                                                              

                                                               A captação de recursos é um trabalho de risco, onde pode haver sucesso ou não na obtenção dos recursos. Não há qualquer garantia de que a captação de recursos será realizada com êxito.

 

                                                               Serviços não inclusos

 

                                                               A VCA 360° não será responsável, direta ou indiretamente, pelo uso dos recursos captados, pela prestação de contas ou pela execução do projeto.

                                                               O serviço de captação de recursos não inclui consultoria sobre o uso dos recursos, prestação de contas ou execução do projeto.